Diver/(s)cidades

O projeto “Di/ver(s)cidades: diálogos sobre diversidade na cidade” é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Urbanização e Natureza na Amazônia, aprovado no edital Eixo Transversal 2020 (Proex/UFPA), sob coordenação da profª Drª Ana Cláudia Duarte Cardoso. Tem por objetivo o desenvolvimento de uma cultura acadêmica que dê visibilidade à ancestralidades indígena e africana presente na Região Metropolitana de Belém, assim como da singularidade socioeconômica e socioambiental amazônica, para reafirmar os sujeitos de direitos no espaço periurbano, nas águas e nas florestas. Também espera contribuir para a aproximação dos seus participantes da diversidade de modos de vida da região. 

 

As rodas de conversa trarão autores latino americanos selecionados para ajudar na articulação entre formas de uso e ocupação do espaço/território, representativas da cultura regional, e a garantia de direitos socioambientais e de identidade cultural, e na reflexão sobre como tais direitos e identidades são afetadas pelas concepções subjacentes às práticas urbanísticas, políticas urbanas e territoriais.

Trata-se de um diálogo sobre urbanismo e socionatureza, dirigido a discentes da graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, ou de áreas afins e de membros da sociedade interessados no tema, através de rodas de leitura e de conversas virtuais (em decorrência da pandemia da Covid-19).

As gravações dos encontros e os materiais produzidos no projeto estão disponíveis no site do projeto